EXCELLENCE

Seei
Saúde Especial Espaço integrar.

A Clínica Seei conta com Equipe Interdisciplinar Especializada em Autismos e outros transtornos que busca sempre
atualizações, participando de diversos cursos no Brasil e no exterior para melhor atendê-los com ética, excelência e
inovação visando a promoção do desenvolvimento humano.

Noticias da Clinica e da nossa Equipe

O Modelo Precoce de Denver

O Modelo Precoce de Denver é um dos poucos métodos de intervenção precoce com eficácia cientificamente comprovada para crianças com Perturbações do Espectro do Autismo. Considerado pela revista Time uma das 10 maiores descobertas da área médica no ano de 2012, o modelo de Denver foi desenvolvido após mais de 20 anos de estudos e pesquisas lideradas pela doutora Sally Rogers e seus colaboradores. Atualmente, este time de cientistas da área do desenvolvimento infantil se concentram no centro de excelência em autismo do MIND Institute, localizado em Sacramento na Califórnia.

Devido à sua grande eficácia no tratamento dos sintomas do espectro do autismo, o método de Denver começa a ser amplamente disseminado mundialmente. Seus manuais técnicos foram traduzidos para 13 línguas, e mais de 300 especialistas foram formados para aplicar e disseminar o método em países como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra, França, Portugal, Itália, Suiça, China e outros. Em março de 2016 o workshop avançado visando a formações de profissionais será oferecido pela primeira vez no Brasil, em português.

Segundo os especialistas atuando com este método de intervenção, o grande diferencial do modelo de Denver está no uso de estratégias de ensino naturalistas, onde a criança aprende através da brincadeira e do jogo, mas sem abandonar os princípios da ciência da analise aplicada do comportamento (ABA). O modelo também se baseia nas pesquisas da área da psicologia do desenvolvimento, e adota as sequencias de desenvolvimento infantil como base para a avaliação e definição dos objetivos de intervenção em todas as áreas do desenvolvimento, incluindo a comunicação receptiva e expressiva, as competências sociais e de jogo, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades motoras globais e finas, a imitação e os comportamentos adaptativos.

Neste modelo de intervenção o terapeuta e a criança se tornam parceiros de jogo e a interação social está no centro de cada atividade. Existe uma alternância continua entre atividades no chão utilizando objetos de jogo apropriados à idade da criança, brincadeiras sociais sem objetos onde a interação social é o centro da atividade (ex. como pega-pega, siga o mestre, cantigas de roda, girar, correr) e atividades na mesa (ex. desenhar e colorir, massa de modelar, lanche).

Seguindo os mais recentes avanços da ciência, para os autores do modelo precoce de Denver o autismo é encarado como uma falha no desenvolvimento social e da comunicação. Desta forma, o programa de tratamento foca na construção de uma relação afetiva com a criança. Esta é uma estratégia central do modelo, uma vez que as interações sociais positivas aumentam a motivação da criança em buscar novos contatos sociais e aumentam sua capacidade de aprender ao longo das atividades terapêuticas. Desta forma, as atividades são projetadas para aumentar a relevância das recompensas sociais, e consequentemente melhorar a atenção e a motivação social da criança.
No modelo precoce de Denver ensinamos a criança a buscar a interação social e a desenvolver suas competências sociais em um ambiente onde as interações sociais são dinâmicas, naturais e positivas.

As principais características do modelo precoce de Denver incluem:
1) A presença de uma equipe multidisciplinar, que trabalha todas as esferas do desenvolvimento infantil;

2) Foco no desenvolvimento das competências sociais e no envolvimento
interpessoal;

3) Desenvolvimento fluente, recíproco e espontâneo de gestos, movimentos
faciais e expressões, e da utilização de brinquedos e outros objetos;

4) Ênfase no desenvolvimento da comunicação verbal e não verbal;

5) Foco nos aspectos cognitivos das brincadeiras em rotinas de jogos interativos;

6) Fortalecimento e respeito às escolhas e motivações da criança;

7) Incentivo à iniciação, seguindo a crianças em suas motivações;

8) Adoção de um ambiente de ensino natural, favorecendo o desenvolvimento de
competências sociais que possam ser generalizadas à vivencia diária da criança;

9) Grande intensidade na apresentação de oportunidades de aprendizado à
criança;

10) Reforço por parte do terapeuta das tentativas e do esforço da criança, seja
qual for o seu nível de precisão;

11) Parceria com os pais e demais membros da família;

PAD – Programa de aprendizagem e desenvolvimento.

O Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento (PAD) é uma proposta de trabalho visa desenvolver nas crianças novos comportamentos, modificar os comportamentos inadequados e a minimizar/extinguir comportamentos indesejáveis.
O PAD foi criado pela psicóloga Maria Helena Jansen de Mello Keinert, é uma ferramenta eficaz de trabalhar com crianças que apresentam algum atraso, síndrome, transtorno ou patologia do desenvolvimento, sendo baseado nos princípios da ABA (Aplied Behavior Analysis).
Todo trabalho é desenvolvido sobre aquilo que a criança apresenta dificuldade, podendo ser em habilidades de vida diária, afetividade, comportamento social, comunicação, aspectos sensoriais, motor e psicomotor, cognição e/ou habilidades e interesses.
Durante o tratamento é elaborado uma Programação Terapêutica Individual, a qual serve como norteadora para as atividades proposta durante a aplicação do PAD, que pode ocorrer em até 05 (cinco) vezes na semana, visando que, quanto maior o contato com o tratamento, melhor a qualidade e maiores os ganhos.
O PAD é um programa que possui formato estruturado, que objetiva desenvolver o máximo de aprendizagem diante das demandas apresentadas. Caracteriza-se por dividir em seqüências ou passos muitos pequenos as atividades a serem trabalhadas. Ensinando uma de cada vez durante uma serie de tentativas, utilizando de reforçadores positivos e a ajuda necessária (prompt) para que o objetivo seja alcançado.
Este serviço pode ser realizado em in loco (casa ou escola) ou ambiente clinico, e cada etapa é realizada de forma ética e precisa, aspirando ao amplo desenvolvimento da criança.



ESDM - Early Start Denver Model

O Early Start Denver Model (ESDM) é uma intervenção baseada em evidência
desenvolvida especificamente para crianças muito pequenas com autismo . O ESDM é uma intervenção baseada em brincadeiras que funde princípios comportamentais e de desenvolvimento para uma abordagem integrada.
O ESDM pode se implementado em diferentes contextos naturais, como a casa ou a creche/pré-escola, por terapeutas treinados, bem como pelos pais dentro das brincadeiras e rotinas diárias. O ESDM visa reduzir os sintomas do autismo e atingir todas as áreas do desenvolvimento. 
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“Processamento auditivo é tudo o que fazemos com o que ouvimos”

Importante: os pacientes que sejam medicados para
problemas cognitivos e/ou comportamentais, estejam
fazendo uso da medicação durante a avaliação.
 Fadiga e motivação podem afetar os resultados. É essencial
que o fonoaudiólogo utilize estratégias para otimizar o
tempo. Necessário também, monitorar o nível de alerta ao
longo da sessão de teste.
 Os testes devem estar apropriados a:
 Idade de desenvolvimento;
 Habilidades cognitivas;
 Nível de funcionamento linguístico;
 Motivação;
 Nível de alerta e potencialidade para fadiga durante o
teste;
 Língua nativa;
 Sensitividade auditiva.

Importante: os pacientes que sejam medicados para problemas cognitivos e/ou comportamentais, estejam fazendo uso da medicação durante a avaliação.
Fadiga e motivação podem afetar os resultados. É essencial que o fonoaudiólogo utilize estratégias para otimizar o tempo. Necessário também, monitorar o nível de alerta ao longo da sessão de teste.
Testes que exigem mais atenção devem ser realizados no início da sessão.
Necessário mais de uma sessão e/ou intervalos entre os testes.
ASHA (2005) e BELLIS (2007) 

Modelo ABA

Fabiana, Marianne e Jamara com Albertina, no Curso Intensivo em ABA - Centro ABC de Lisboa 🇵🇹 2018;

O Modelo ABA - Análise Comportamental Aplicada - consiste na a aplicação de métodos de análise comportamental e de dados de científicos com o objetivo de modificar comportamentos. O autismo é uma das várias áreas nas quais a análise comportamental tem sido aplicada com sucesso.

As teorias subjacentes a este campo são da autoria de B. F. Skinner, tendo os primeiros estudos no autismo surgido no início da década de 60 com vários investigadores entre os quais se salientam Charles Ferster, Ivar Lovaas, Montrose Wolf and Todd Risley.

Desde esta altura, centenas de investigadores têm documentado a eficácia dos princípios e métodos ABA na construção e desenvolvimento de um grande leque de competências importantes e na redução de problemas comportamentais em indivíduos com autismo e outras doenças, em todas as idades.

Não é uma cura, mas segundo a evidência científica atual, é a terapia com melhores resultados.

A evolução de cada pessoa através de um programa ABA depende de vários fatores, nomeadamente das capacidades e competências do sujeito, das suas necessidades e da forma como o modelo é implementado.

Os nossos programas ABA combinam vários métodos cientificamente validados que são adaptados individualmente. Recorre-se à observação e à avaliação, em termos de frequência, intensidade e duração, do comportamento do indivíduo no sentido de potenciar a sua aprendizagem e promover o seu desenvolvimento e autonomia.

A terapia ABA envolve o ensino da linguagem, o desenvolvimento cognitivo e social e competências de auto-ajuda em vários meios, dividindo estas competências em pequenas partes ou tarefas que são ensinadas de forma estruturada e hierarquizada. É dada muita importância à recompensa ou reforço de comportamentos desejados ou adequados, ignorando ou minimizando e redirecionando ou desencorajando comportamentos inadequados.

Quando se deve implementar um programa ABA
Este tipo de intervenção deve iniciar-se o mais precocemente possível, o que permitirá que as crianças adquiram competências básicas, ao nível social e cognitivo, e reduzam os seus comportamentos estereotipados e disruptivos antes que estes se instalem. Contudo, é sempre útil adoptar esta metodologia, mesmo na idade adulta.

Esta intervenção intensiva permite que uma percentagem significativa dos alunos possa acompanhar os seus pares, com mais ou menos apoio, nas escolas regulares.

Em que consiste um programa ABA?
Um programa ABA consiste numa terapia intensiva que pode ir até 40 horas semanais, por um período de aproximadamente 2 anos, em contexto clínico, escolar e/ou doméstico.

Os terapeutas trabalham com indivíduo na proporção de um para um, durante cinco a oito horas por dia, cinco ou sete dias por semana.

Inicialmente é realizada uma avaliação cuidadosa e aprofundada para determinar as competências que o cliente possui e as que estão ausentes. Para cada cliente, as competências que precisam ser aumentadas e os problemas à serem reduzidos são claramente definidos em termos observáveis e mensuráveis através de observação direta. 

Patient safety is the main concern

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